Características - Trata-se de uma ferramenta de gestão pública, de gerenciamento dinâmico, para acesso pela internet, desenvolvida para monitoramento e análise de indicadores. Permite gerenciar, analisar e divulgar séries históricas e análises comparativas de indicadores de desenvolvimento humano, saúde, educação, meio ambiente, trabalho e renda, mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer, habitação, infraestrutura, orçamento e finanças, violência e outros, da cidade, suas regiões e bairros. Pode ser territorializado para estados, regiões e municípios, com os respectivos mapas.


Objetivos - O Observatório Urbano foi criado para permitir a avaliação objetiva e transparente de processos, resultados e impactos de políticas públicas, programas e projetos sociais, econômicos e ambientais. Seu uso torna simples e transparentes as avaliações mais complexas, permitindo que políticas públicas, programas e projetos possam ser melhor aferidos, e que eventuais deficiências possam ser corrigidas e as metas atingidas. Também ajuda a promover a transparência e participação cidadã.


Tecnologias utilizadas - O Observatório Urbano foi desenvolvido em PHP, tem aplicações em HTML5, usa banco de dados MySQL e roda em ambiente Linux.

Veja as versões já desenvolvidas para nossos clientes.

 

Funcionalidades - tipos de análises disponíveis

Análise comparativa intraurbana – Permite selecionar os indicadores por área temática e comparar o resultado das avaliações das regiões administrativas (regiões, municípios, bairros etc), por ano ou período, apresentando a classificação territorializada nos respectivos mapas, de todas elas em relação a cada indicador. Apresenta os valores absolutos de cada indicador quando disponível. A classificação das regiões administrativas é agrupada em quintis com tratamento e filtro de outliers, e caracterizada nos respectivos mapas e tabelas com 5 diferentes tonalidades da cor azul.

Análise comparativa entre cidades – Permite comparar indicadores da cidade sede do Observatório com um grupo pré definido de cidades do mesmo porte, mesma importância ou da mesma região. Apresenta as cidades classificadas em forma de gráfico e de tabela.

Fator de desigualdade – Valor que representa a proporção entre o melhor e o pior valor do indicador em cada ano ou período. Demonstra quanto a região administrativa com classificação mais baixa está pior do que aquela com classificação mais alta, a cada ano. Inclui um gráfico com a série histórica da desigualdade e uma tabela contendo a região com o maior valor e aquela com o menor valor a cada ano.

Série histórica por indicador – Disponível por região administrativa (regiões, municípios, bairros etc). Mostra a evolução de um indicador em uma sequência de anos, em formato de gráfico e de tabela. A tabela permite identificar: a) a série histórica do indicador durante o período disponível, subdividida por cada período de gestão governamental; b) a variação percentual do indicador a cada ano sobre a avaliação anterior; c) a variação percentual do indicador a cada ano sobre o último ano da gestão anterior; d) a região administrativa com o melhor indicador em cada ano. e) um parâmetro de referência, nacional ou internacional, se disponível, para cada indicador, destacando quando este estiver igual ou melhor que o parâmetro.

Comparação entre séries históricas - Disponível por regiões  administrativas e bairros. Permite selecionar e comparar a evolução percentual de duas ou três séries históricas de indicadores simples ou de desequilíbrio, de qualquer área temática, possibilitando analisar a possível correlação entre seus resultados.

Plano de metas - Permite estabelecer metas para indicadores, e acompanhar sua evolução através de gráfico e tabela durante o período projetado.

Permite imprimir, gerar PDF e HTML de todas as telas relativas aos indicadores, com textos, tabelas, mapas e gráficos, assim como baixar as planilhas com os dados disponíveis de cada indicador.

Exemplos de temas e indicadores que o sistema trata: images/stories/pdfs/indicadores_catarse.pdf

Mais detalhes sobre a Metodologia: images/stories/pdfs/metodologia.pdf